Resumo

Muitos estudos indicam que a profissão docente é influenciada por forças sociais, culturais, económicas e políticas. Neste artigo, utilizamos a teoria da precariedade de Standing para explorar os desafios económicos, sociais e políticos vividos pelos professores de educação física (EF) polacos. O objetivo desta investigação foi explorar as condições de trabalho e as perceções da profissão entre os professores de EF do ensino secundário polaco. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com 37 participantes e analisados ​​usando uma abordagem mista (ou seja, indutiva-dedutiva). As conclusões mostraram que os professores de EF enfrentaram dificuldades associadas à marginalização do seu trabalho e às manifestações de precariedade típicas de todos os professores na Polónia, nomeadamente más condições de trabalho. Os professores de EF declararam sentimentos de anomia e alienação como resultado da incerteza e, por vezes, da raiva, principalmente devido aos factores políticos que afectam o seu trabalho. Assim, esta pesquisa também apresentou o envolvimento direto dos professores de EF na política em nível nacional. Os participantes expressaram sentir-se impotentes, fora de controlo e não preparados para as mudanças em curso resultantes do contexto político em que se encontravam. A utilização da teoria de Standing destacou como as práticas neoliberais relativas ao mercado de trabalho reforçaram os desafios enfrentados pelos professores de EF, diminuíram o prestígio da profissão docente como um todo e impactaram as atitudes dos professores de EF em relação ao seu trabalho. Além disso, esta investigação confirmou que a experiência da precariedade pode ser altamente heterogénea, sublinhando a importância de examinar os contextos locais para compreender a complexidade do processo de precarização na educação.

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