Saberes e Práticas Docentes Para Educação Física Escolar
Por A. B. C. de Carlos (Autor), B. M. Rodrigues (Autor), M. C. M. C. Pereira (Autor).
Resumo
(Relato de Experiência)
Grupo de Estudos Saberes Docentes para Educação Física Escolar – EEFEUSP
O grupo de estudos ―Saberes e Práticas Docentes para Educação Física Escolar”, sediado na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, coordenado pelo Professor Doutor Walter Roberto Correia, tem por objetivo analisar as demandas e os processos de elaboração/legitimação dos saberes docentes de professores e professoras de Educação Física e suas implicações para as práticas educativas situadas no contexto da educação escolarizada. A premissa é de que, tendo em vista o processo de complexificação das relações humanas no interior das escolas e a premente precarização das condições de exercício profissional da docência, os professores e professoras de Educação Física necessitam de ambiências apropriadas para interlocução dos seus dilemas e soluções profissionais. Assim sendo, procurar-se-á fomentar algumas condicionantes de suporte para docência, ou seja, a prática de pensar a prática pedagógica. A estratégia de mobilização de integrantes e colaboradores para a respectiva constituição do referido grupo de estudos, foi a de inserir licenciandos e professores da Educação Básica e Superior de forma a propiciar um diálogo crítico e propositivo com os protagonistas das escolas, de maneira a sustentar a formação inicial dos futuros educadores e educadoras. Esse processo é fundamental na perspectiva de uma relação pertinente entre teoria e prática profissional. Para o biênio 2009/2010, foram selecionados eixos temáticos para efeito norteador dos estudos e debates de questões relativas ao que denominamos como: ―Educação e Desenvolvimento Humano‖; ―Valores de Suporte à Docência‖; ―Autonomia e Profissionalidade Docente‖; ―Currículo e Formação de Professores‖. A organização do trabalho dos respectivos membros se dispõe em dois momentos distintos; reuniões quinzenais com temas/textos para discussão e análise coletiva e reuniões individuais com o coordenador do grupo para desenvolvimento de projetos e atendimentos para suporte aos dilemas profissionais.