Resumo

A carreira docente é marcada por obstáculos e realizações que refletem no ambiente profissional e pode influenciar na satisfação ou insatisfação profissional. Neste sentido, o dia a dia, as pressões específicas da profissão, bem como as cobranças, e exigências são estimulam na aquisição de doenças relacionadas ao desgaste profissional e estresse e, podem ocasionar sintomas da síndrome de burnout, em que o profissional é afetado pela apatia, desânimo, fracasso, exaustão, e despersonalização. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a satisfação no trabalho e Síndrome de Burnout dos professores de Educação Física da Educação Básica. A pesquisa apresentou característica descritiva, com corte transversal e abordagens quantitativa e qualitativa. A amostra da pesquisa caracterizou-se por professores de Educação Física que atuam na Rede Municipal e Estadual de Educação de Arapongas (Paraná – Brasil). Na primeira fase do estudo foram utilizados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico, “Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física” (BOTH et al., 2006) e “Escala de Caracterização do Burnout” (TAMAYO; TRÓCCOLI, 2009). Salienta-se que a análise de dados da primeira fase ocorreu por meio estatística indutiva. Na fase qualitativa do estudo, 14 docentes participantes da primeira etapa da pesquisa foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada. A análise de dados qualitativa se deu por meio da Analise Temática de Conteúdo. Ao avaliar o constructo da Satisfação no Trabalho as dimensões: Remuneração, Condições de Trabalho, Integração no Trabalho, apresentaram os piores índices, pois os salários deveriam estar de acordo com a qualificação profissional e seguir o plano de carreira, e isso acaba interferindo em outras dimensões. Por outro lado, as dimensões Autonomia no Trabalho, Leis e Normas no Trabalho, Relevância Social do Trabalho, Progressão na Carreira demonstraram os maiores índices de satisfação, afinal estão relacionadas à oportunidade futura de crescimento e segurança profissional. A dimensão que intrigou na pesquisa foi Trabalho e Espaço Total de Vida, por ser a relação entre vida profissional e vida pessoal. A Exaustão Emocional foi o principal aspecto da Síndrome de Burnout, encontrado neste estudo, tanto na pesquisa quantitativa, quanto na qualitativa, por se apresentar como o fator mais consistente da doença. Por meio das dimensões de Leis e Normas no Trabalho, Remuneração, Relevância Social no Trabalho, Condições de Trabalho, do constructo de Satisfação no Trabalho, bem como as dimensões de Exaustão Emocional e Decepção no Trabalho, do constructo de Síndrome de Burnout foi possível analisar os aspectos mais associados à Insatisfação no Trabalho e maior acometimento da Síndrome de Burnout. Por meio de análise de todas as variáveis, bem como dos constructos e dimensões, foi possível identificar que os professores se encontram em um ambiente laboral precário, com falta de estrutura básica para desenvolvimento do trabalho docente. Por fim, por meio de ações que visem à valorização do professor, sugere-se que as instâncias superiores contemplem as necessidades da educação básica, com o propósito de fomentar as condições de trabalho, a remuneração e leis e normas que regem o trabalho docente.


 

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