Saúde, Cultura Corporal e Educação Física Escolar: Entendimentos e Desafios
Por Braulio Nogueira de Oliveira (Autor), Heraldo Simões Ferreira (Autor), Wellington Gomes Feitosa (Autor), José Jackson Coelho Sampaio (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A Educação Física é considerada uma profissão, área de conhecimento científico e uma disciplina do currículo escolar. Neste artigo, o papel da Educação Física Escolar e sua inserção na Saúde Coletiva é questionada. Para tanto realizamos uma revisão da literatura sobre o tema. A Educação Física Escolar segue o modelo biomédico, que por sua vez, considera o paradigma cartesiano como sua diretriz. Esta pesquisa teve como objetivo principal fazer um levantamento dos principais conceitos sobre a Saúde enquanto conteúdo da Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Através do estudo e pesquisas realizadas na área, realiza-se uma crítica ao pensamento dominante na área, que se norteia na relação causal atividade física-saúde. Concluí-se que a Educação Física deve ultrapassar os aspectos individuais e biológicos de suas práticas e partir para um novo rumo coletivo.