Sem Tempo de Ser Criança: a Pressa no Contexto da Educação de Crianças e Implicações nas Aulas de Educação Física
Por Gilmar Staviski (Autor), Aguinaldo Cesar Surdi (Autor), Elenor Kunz (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 1, 2013. Da página 113 a 128
Resumo
Este texto caminha no sentido de refletir sobre o tempo no processo de educação das crianças, dando destaque ao culto a tudo que é veloz. Procuramos mostrar que a maneira pela qual a sociedade de maneira hegemônica tem percebido o tempo está relacionada com as mudanças mais radicais e menos perceptíveis da nossa modernidade. Na Educação Física, a compreensão fenomenológica do movimento humano ajuda a compreender o brincar e o “se-movimentar”- conceito desenvolvido no Brasil por Kunz (2000) - como as principais possibilidades de respeitar a criança no que ela é e deseja no presente de sua vida e de se posicionar criticamente diante de uma lógica do apressamento do tempo, que faz sucumbir à quantidade em detrimento da qualidade.