Sensações e emoções vivenciadas na prática de atividades de aventura no contexto acadêmico
Por Giselle H. Tavares (Autor), Cristiane Naomi Kawaguti (Autor), Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan (Autor), Danilo Roberto Pereira Santiago (Autor).
Resumo
As atividades de aventura vivenciadas no contexto do lazer privilegiam, entre outros, o elemento lúdico, com o risco controlado pelo avanço tecnológico, motivando a prática por pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de habilidades, principalmente jovens, que procuram se colocar à prova e testar seus limites, buscando as vivências que propiciam novos tipos de emoções. A vivência deste tipo de atividade dentro do contexto acadêmico dos cursos de formação em Educação Física e outros pode gerar elementos que favoreçam, não apenas o aprimoramento dos aspectos pessoais, mas também, que possibilitem reflexões importantes, no sentido do enriquecimento pedagógico de práticas profissionais mais consistentes. Entretanto, bem pouco se tem explorado deste universo das atividades de aventura nos contextos acadêmicos, o que motivou o desenvolvimento deste estudo. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as sensações e emoções vivenciadas por alunos de graduação de um curso de Educação Física, durante a prática de atividades de aventura na natureza.