Sensoralidade Para Crianças: o Paladar na Educação Física Escolar
Por Leys Eduardo dos Santos Soares (Autor), Ana Raquel de Oliveira França (Autor), Anielle Chaves de Araújo (Autor), Pierre Normando Gomes-da-Silva (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 26, n 3, 2015. Da página 342 a 352
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um programa de aulas lúdicas sobre educação sensorial, especificamente, a percepção gustativa para crianças de 4 e 5 anos da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Foram ministradas 20 aulas durante dois meses, utilizando alimentos de sabor doce, salgado, azedo e amargo. Inicialmente, foi aplicado um instrumento de avaliação da capacidade sensorial gustativa, depois foi desenvolvido o programa de aulas “saborosas”, por meio de jogos tematizando um sabor por aula. Por fim, houve a reaplicação do instrumento de avaliação inicial comparando os resultados pré e pós-intervenção. Estas aulas além de articular Educação Física e Nutrição na escola, incentivaram as crianças a provar alimentos diferentes, fornecendo estímulos para melhor lidar com as escolhas alimentares, o que contribuiu para preferências alimentares mais saudáveis.