Síndrome de Burnout: um estudo comparativo-correlacional entre docentes que atuam em diferentes níveis do ensino
Por Flávia Karolinny Santos de Moraes (Autor), Joyce Karen Lima Vale (Autor), Hudson Fabrícius Peres Nunes (Autor), Alexandre Jannota Drigo (Autor), Rodrigo Gomes de Souza Vale (Autor), Claudio Joaquim Borba-Pinheiro (Autor).
Em RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 2023.
Resumo
O estudo teve como objetivo comparar e correlacionar os sinais da Síndrome de Burnout (SB) em docentes que atuam em diferentes níveis de ensino na educação, após o cenário de pandemia. Participaram do estudo docentes da rede pública de ensino municipal, estadual e federal nos níveis de ensino Infantil, fundamental, médio e superior atuantes no Município de Tucuruí-PA. estudo foi é caracterizado com uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva com corte transversal e correlacional. A coleta de dados utilizou um instrumento de avaliação auto aplicado dividido em dois blocos de questões: 1-Dados demográficos e 2-Maslach Burnout Inventory (MBI) que avaliou Exaustão Emocional (EE), Baixa Realização Pessoal (BRP) e Despersonalização (D). Após a coleta dos dados foi realizada análise descritiva e de comparação de amostras independentes. Os resultados mostraram que houve no escore final a prevalência de risco médio para a SB, precisamente nos docentes do ensino fundamental e superior. A Despersonalização apresentou diferenças p<0,05, onde os grupos superior e fundamental mostraram mais impactados comparados ao Infantil e Médio. Houve ainda, correlação significativa p<0,05 entre EE, BRP e D. Portanto, há uma preponderância da SB, nos profissionais da educação das instituições públicas municipal, estadual e federal podendo indicar a presença da SB.