Resumo

Esta produção está inserida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF). Objetivo geral - analisar como os estudantes dos anos finais do ensino fundamental sistematizam a aprendizagem do Jogo nas aulas de Educação Física. A metodologia buscou aproximação com o Materialismo HistóricoDialético (MHD) enquanto teoria do conhecimento e com método da ascensão do abstrato ao concreto, proposto por Kosik (2011), com o alinhamento entre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que orientam a Educação Física Crítico-Superadora. O ProEF requer a realização de intervenção pedagógica na escola na qual o professor/pesquisador atua. Assim, delimitamos como sujeitos de investigação os estudantes do ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento, ou seja, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal do Ipojuca e, trabalhamos com pesquisa-ação, o diário de campo e seminários. A análise dos dados foi realizada mediante as categorias dialéticas realidade-possibilidade e contradição (CHEPTULIN, 2004). Os resultados demonstraram que: o 7º ano ampliou a sistematização da aprendizagem sobre o jogo e os jogos de salão iniciando o processo de formação de conceitos em uma base sólida para futuras generalizações; o 8º avançou na formação de conceitos sobre jogos populares por conseguirem constatar, interpretar, compreender e explicar suas características e o conhecimento histórico-social, identificando o motivo do jogo em sua natureza (a ludicidade), compreendendo a segunda natureza (cultural) a qual faz do mesmo um conteúdo da Educação Física escolar; o 9º ano concretizou sua aprendizagem mediante o processo de abstração, demonstrando apropriação da generalidade do Jogo e das três manifestações trabalhadas ao longo da unidade didática formando os conceitos científicos. Concluímos que o método pedagógico contribuiu para a sistematização da aprendizagem do Jogo que, incidiu na personalidade e na prática social dos aprendizes e, o salto qualitativo materializou a formação de conceitos, as generalizações, elevando o nível de pensamento nos estudantes, reiterando, a relevância da Educação Física enquanto prática pedagógica. 


 

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