Resumo

O propósito deste estudo foi o de analisar a sistematização do conhecimento na Educação Física Escolar em um determinado município do interior de Pernambuco, a fim de responder algumas questões relacionadas com a prática pedagógica do referido componente curricular. Seguimos um percurso metodológico definido a partir da abordagem qualitativa da pesquisa e do método hermenêutico dialético, o qual apresenta a comunicação como característica principal. Para isso, foram coletados os dados através de questionários e entrevistas semiestruturadas com os participantes, dados que foram analisados segundo à análise de conteúdo categorial por temática. Apresentamos como resultado da pesquisa a constatação da ausência da sistematização do conhecimento na Educação Física Escolar, devido às dificuldades apresentadas desde a seleção dos conteúdos até a sua materialização no chão da escola. Concluímos que a inexistência de um documento curricular unificado e do programa de ensino nas escolas, bem como a falta de formações continuadas específicas na área são fatores determinantes que contribuem de maneira significativa com a ausência da sistematização do conhecimento. Por fim, a partir da resposta para a pergunta norteadora deste estudo buscamos proporcionar reflexões, discussões e encaminhamentos para uma prática significativa e relevante da Educação Física no contexto escolar, colaborando efetivamente com a qualificação da formação básica no município aqui estudado.

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