Resumo

Objetivo:
Compreender as contribuições proporcionadas pelo Programa Segundo Tempo, através do esporte educacional em função da socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Métodos e Resultados:
A realização do estudo foi de caráter exploratório, desenvolvido com uma pesquisa cujo objetivo era mostrar opiniões das aulas do Programa Segundo Tempo. Foi utilizada uma pesquisa de campo para obter informações a respeito do determinado estudo com uma amostragem de ordem aleatória de 20% de uma população de 100 alunos do núcleo da escola Antenor Naspolini do Programa Segundo Tempo do município de Sobral-CE. Na determinada pesquisa foram realizados 20 questionários com questões fechadas, aplicados com os beneficiados do programa e quanto a análise e discussão dos resultados, tornou-se o caráter subjetivo dos dados coletados.

Conclusão:
Pode-se observar que o Programa Segundo Tempo, através do trabalho realizado neste núcleo pesquisado, tem proporcionado grandes benefícios para a sociedade em geral e que sua ampliação e melhoramento possam ser pautados em outras propostas futuras, onde profissionais realizem trabalhos para a efetivação e emancipação das práticas em favor do esporte educacional.