TAMBORES AFRO-BRASILEIROS EM GOIÂNIA: a experiência percussiva do Grupo Coró de Pau
Por Eduardo Rodrigues do Nascimento (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O estudo encontra-se em desenvolvimento no Laboratório de Pesquisas em Esporte, Lazer e Estudos do Corpo, da UnU ESEFFEGO (UEG) e trata-se de uma ação da linha de pesquisa Corpo, Ritual, Performance e Educação Física.
O propósito do estudo é compreender as experiências desenvolvidas no projeto de extensão Educação Física e cultura popular, em parceria com o grupo Coró de Pau, identificar as ações desenvolvidas pelo grupo e analisar as contribuições do projeto de extensão entre seus participantes.
A extensão universitária cumpre um papel significativo na formação acadêmica dos discentes, por estabelecer relação direta com os diversos campos de atuação profissional, bem como atender as demandas da sociedade, a partir da mediação de saberes científicos (Nozaki et. al, 2015).
O grupo Coró de Pau é uma associação que promove processos formativos e performáticos que abordam as performances afro-brasileiras.
Nos aspectos metodológicos recorremos à pesquisa etnográfica, por meio do registro de caderno de campo, observações, entrevistas e produção de fotos e vídeos (Gil, 2008).
DESENVOLVIMENTO
O Grupo Coró de Pau existe há mais de 20 anos e desenvolve trabalhos com percussão afro-brasileira, blocos de percussão de rua, bandas, oficinas para a produções de instrumentos de percussão entre outros (Avelar & Brito, 2022).
O desenvolvimento do projeto de extensão contempla a realização de palestras temáticas para os participantes do Coró de Pau, a contribuição em aspectos coreográficos, bem como a participação dos acadêmicos nos processos formativos ofertados pelo grupo. Os temas das palestras foram definidos junto às lideranças do grupo, abordando as temáticas: cultura negra e afro-brasileira, corporeidade carnavalesca, relações entre cultura popular, cultura erudita e indústria cultural e temas das performances afro-brasileiras.
No desenvolvimento do projeto de extensão temos vivenciado a riqueza e diversidade da percussão afro-brasileira. A metodologia do grupo é baseada na oralidade, na gestualidade e na repetição de técnicas musicais.
O grupo utiliza instrumentos musicais recorrentes nas culturas africanas bantu e sudanesas, assim como afro-brasileiras, por exemplo, alfaias, atabaques, repiques, tamborins, xequerês, surdos entre outros.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência em andamento no Grupo Coró de Pau tem proporcionado o estudo da percussão afro-brasileira e seu impacto cultural e emocional nos participantes. O propósito de identificar as ações realizadas pelo grupo tem destacado a importância da oralidade e da gestualidade nos processos de ensino e aprendizado. O desenvolvimento da palestras temáticas têm contribuído para a compreensão de aspectos importantes da cultura negra no Brasil entre seus participantes.