Tarefas e Responsabilidades do Treinador de Basquetebol: Um Estudo Piloto com os Treinadores de Santa Catarina
Por Jaqueline da Silva (Autor), Allana Alencar (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Kauana Possamai (Autor), Ahlan Benezar Lima (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Ser treinador esportivo demanda muitas tarefas e responsabilidades, as quais precisam ser planejadas, conduzidas e avaliadas, a fim de potencializar o desenvolvimento esportivo dos atletas. Objetivo: Identificar as tarefas do treinador através da percepção dos treinadores de basquetebol de jovens de Santa Catarina. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de um questionário auto guiado com questões abertas relacionadas ao planejamento e a execução das sessões de treinamento. O questionário foi aplicado a 48 treinadores da modalidade de basquetebol no estado de Santa Catarina, de forma presencial, durante uma formação de treinadores. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Sociedade Educacional Leonardo da Vinci sob o n 0 .2.088.413. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: As palavras “planejar”, “orientar” e “ensinar” apresentaram maior frequência, seguidas das palavras “compartilhar” e “corrigir”, aplicadas, segundo os treinadores, com foco no desenvolvimento do potencial dos atletas. Tais achados podem ser evidenciados na fala de um dos treinadores “Ensinar, corrigir possíveis erros, ouvir, propiciar ao atleta/aluno recursos que o levem ao aprendizado da modalidade” (T4). Todavia, foi evidente uma preocupação com o ensino para além dos domínios esportivos do basquetebol, ou seja, os treinadores identificam como uma de suas tarefas o ensino de atitudes aos atletas, como mencionado na fala do Treinador 24: “Ensinar, orientar, mostrar caminhos, possibilidades, cobrar e fazer com que o atleta pense nas suas atitudes e prepará-lo para enfrentar qualquer obstáculo”. Conclusões: Ser treinador esportivo envolve um conjunto de tarefas que inclui o planejamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento.