Resumo

Introdução: Ser treinador esportivo demanda muitas tarefas e responsabilidades, as quais precisam ser planejadas, conduzidas e avaliadas, a fim de potencializar o desenvolvimento esportivo dos atletas. Objetivo: Identificar as tarefas do treinador através da percepção dos treinadores de basquetebol de jovens de Santa Catarina. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de um questionário auto guiado com questões abertas relacionadas ao planejamento e a execução das sessões de treinamento. O questionário foi aplicado a 48 treinadores da modalidade de basquetebol no estado de Santa Catarina, de forma presencial, durante uma formação de treinadores. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Sociedade Educacional Leonardo da Vinci sob o n 0 .2.088.413. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: As palavras “planejar”, “orientar” e “ensinar” apresentaram maior frequência, seguidas das palavras “compartilhar” e “corrigir”, aplicadas, segundo os treinadores, com foco no desenvolvimento do potencial dos atletas. Tais achados podem ser evidenciados na fala de um dos treinadores “Ensinar, corrigir possíveis erros, ouvir, propiciar ao atleta/aluno recursos que o levem ao aprendizado da modalidade” (T4). Todavia, foi evidente uma preocupação com o ensino para além dos domínios esportivos do basquetebol, ou seja, os treinadores identificam como uma de suas tarefas o ensino de atitudes aos atletas, como mencionado na fala do Treinador 24: “Ensinar, orientar, mostrar caminhos, possibilidades, cobrar e fazer com que o atleta pense nas suas atitudes e prepará-lo para enfrentar qualquer obstáculo”. Conclusões: Ser treinador esportivo envolve um conjunto de tarefas que inclui o planejamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento.