Teatro do Oprimido: refletindo-experimentando
Por Thales Felipe Alves Dantas (Autor).
Em IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Este minicurso tem como objetivo apresentar os aspectos fundantes do Teatro do Oprimido, cuja elaboração prática e teórica remonta ao contexto histórico brasileiro e latino-americano dos anos de 1960, quando Augusto Boal, inspirado na obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, e atuando como - 26 - diretor em grupos de teatro profissionais e amadores, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, e em outras da América Latina, reuniu uma série de ensaios teóricos e proposições práticas que culminam no Teatro do Oprimido. Tal elaboração teve como propósito difundir a prática teatral como forma de emancipação e humanização, deslocando o teatro da esfera exclusivamente profissional, daqueles e daquelas que são atores e atrizes, com objetivo de que toda e qualquer pessoa possa alfabetizar-se esteticamente, apropriar-se e desenvolver os recursos que o teatro disponibiliza como possibilidade crítica de percepção dos problemas sociais, históricos e culturais do meio no qual está inserido/a. Para isso, Augusto Boal propôs o cumprimento de quatro etapas básicas a serem realizadas: Primeira: Conhecer o próprio corpo, na qual desenvolvem-se uma série de exercícios para que os/as participantes reconheçam seu próprio corpo, suas limitações e suas possibilidades, deformações sociais e possibilidades de recuperação. Segunda: Tornar o corpo expressivo, ou seja, realização de jogos e exercícios em que o corpo é a única forma de expressão, abandonando formas usuais e cotidianas. Terceira: nessa fase os/as participantes começam a utilizar o teatro como linguagem, isto é, iniciam os processos de elaboração de cenas e improvisações. Quarta: denominada teatro como discurso, na qual os/as participantes elaboram de forma simples e objetiva um espetáculo que apresente suas próprias necessidades, conflitos e reivindicações. Assim, o minicurso pretende dialogicamente com os/as participantes, refletirexperimentar os principais recursos que compõem o Teatro do Oprimido.