Resumo

Neste artigo, analisa-se o caminho que o Uruguai está seguindo em relação à possibilidade de atletas permanecerem no sistema educacional formal e se desenvolverem no esporte tanto em etapas formativas quanto em alto rendimento (ou seja, seguir uma carreira dupla). Para isso, propõe-se tecer redes a partir de quatro pontos: (a) os marcos conceituais de referência, (b) um percurso pelos contextos legais, as definições e conceitos refletidos nos mesmos, (c) as ações de apoio às carreiras esportivas encontradas até o momento e (d) uma análise das fraquezas e forças que permitam continuar construindo o desenvolvimento da carreira dupla (CD). Considera-se relevante gerar um modelo próprio, culturalmente situado, que, considerando os modelos internacionais de referência, reflita as particularidades dos contextos regionais. Os avanços alcançados até o momento em ações de apoio às carreiras e no marco legal mostram que o tema está sendo visibilizado no país. É importante continuar contribuindo, a partir das linhas identificadas, para a construção de redes que articulem as ações encontradas. Por fim, é necessário reconhecer os atletas estudantes e trabalhadores sob uma perspectiva de direitos.

 

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