Resumo

Com a sistematização do ensino da capoeira, o que era marcado pela presença da imprevisibilidade e liberdade de movimento, passou a ter características padronizadas. Ainda são poucos os estudos que discutem a prática pedagógica no universo da capoeira, assim como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas aulas. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a opinião de alunos que participaram de propostas diferentes de ensino da capoeira, uma tradicional tecnicista e outra baseada na lógica do jogo na roda, sobre a experiência de aprendizagem e o uso das TIC no processo de ensino. Colaboraram com a pesquisa 11 alunos. As falas dos participantes foram gravadas, transcritas e analisadas por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os principais resultados apontaram que a metodologia tradicional tecnicista favoreceu a aprendizagem técnica dos movimentos da capoeira, mas demonstrou algumas carências como a dificuldade para a compreensão do jogo. A proposta de ensino por meio de jogos contribuiu para uma aprendizagem lúdica, com a valorização da liberdade de movimento, da criatividade e da imprevisibilidade das ações. Já o uso das TIC, permitiu uma construção de conhecimento mais dinâmica e potencializou o progresso dos alunos.

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