Temas e Desafios (auto)formativos Para Professorǝs de Educação Física à Luz da Didática e da Justiça Social
Por Luciana Venâncio (Autor), Brena Dias Bruno (Autor), Iury Crislano de Castro Silva (Autor), Breno José Mascarenhas Sá de Flor (Autor), Yasmin Gonçalves (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor).
Resumo
Há pertinência da didática aos saberes específicos de cada área, correspondendo à noção de didática dos conteúdos específicos (Fachdidaktik). O objetivo deste artigo é analisar os desafios formativos sobre a temática relacionada à didática e justiça social durante a formação inicial em educação física. Investigamos qualitativamente o contexto situado do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará. A disciplina “didática e educação física” consta na matriz curricular como obrigatória no curso, nos períodos diurno e noturno. O planejamento da disciplina foi relacionado à justiça social, com participação efetiva dəs estudantes e monitorəs do programa de iniciação à docência. Os principais temas apontados foram: (in)equidade; racismo; criticidade, reflexão e empoderamento; proeminência do lugar de fala e da escuta sensível como saberes necessários.
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