Resumo

Introdução: As aulas de Educação Física escolar carecem de aulas diversificadas em torno do fenômeno esportivo. Nesse sentido, tematizar os Jogos Olímpicos pode trazer variados benefícios aos alunos, havendo, através do movimento olímpico e dos esportes, a inserção de atitudes, conceitos e vivências. Objetivo: Descrever uma experiência de ensino concebida para tematizar os Jogos Olímpicos nas aulas de Educação Física como manifestação esportiva, cultural, social e democrática. Desenvolvimento: Trata-se de uma experiência de ensino desenvolvida no ano de 2021 por meio de um projeto em aulas de Educação Física com duas turmas do quarto ano do ensino fundamental (aproximadamente 40 alunos) de uma escola municipal localizada na cidade de Limeira, estado de São Paulo. Foram realizadas trinta aulas com temática voltada a modalidades olímpicas, abrangendo temas transversais pertencentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (igualdade de gênero; justiça e paz) e interdisciplinaridade, a partir da História (história dos Jogos Olímpicos, dos atletas e de países participantes), Geografia (localização da Grécia e Japão) e matemática (mediante as provas de atletismo). No âmbito das práticas esportivas, utilizou-se o jogo enquanto uma estratégia de ensino, em interação com os aspectos conceituais e atitudinais. Resultados: As aulas desenvolvidas oportunizaram a aprendizagem dos alunos e contribuíram para seu desenvolvimento integral por meio de temáticas emergentes, estratégias pedagógicas (jogo e rodas de conversa) e avaliações (questionamentos e relatos). Esse projeto influenciou a rotina da unidade escolar e motivou os alunos em um ano letivo atípico, devido a Pandemia de Covid-19. Sugestões: Pretende-se com este relato contribuir para prática pedagógica de outros professores, para que, de acordo com sua realidade escolar, venham colmatar a carência de projetos que contemplem o esporte em sua plenitude e diversidade, alicerçadas a temas transversais, interdisciplinares, recorrendo ao jogo enquanto conteúdo, envolvimento e estratégia pedagógica.

Acessar