Tematizando o skate no ensino médio em contexto pandêmico e as potencialidades do currículo cultural
Por André Berselli (Autor), Mário Nunes (Autor).
Resumo
Este relato de prática uma tematização do skate em aulas de Educação Física no Ensino Médio de uma escola particular presente em um dos principais municípios do estado de São Paulo, realizada no período pandêmico. Ancoradas pelo Currículo Cultural, comunica o seu acontecimento, focalizando os processos que se estabeleceram como problematização, transgressão e ampliação dos discursos de uma determinada representação da prática corporal skate. O relato possui trechos de falas de alunos e fotos das práticas de seis diferentes turmas do 2º ano do Ensino Médio que ocorreram em aulas do primeiro semestre de 2021, período marcada pela pandemia gerada pelo Covid-19. Devido a esse contexto, as aulas sucederam em diferentes formatos: online, presenciais ou híbridas. Percebe-se pelos registros, que as aulas não almejaram construir novas verdades e formas de disciplinamento, mas, sim, colaboraram para a desconstrução de discursos sobre representações de skate e skatista e a reconstrução de outros durante a tematização; também notou-se uma possível transgressão dos limites da disciplina de Educação Física, que se aproximou de temas para além das práticas corporais e constatou-se a relevância de vozes externas à escola em atividades de ampliação dos saberes discentes.