Teoria Histórico-Cultural como referência em artigos da área de Educação Física: avanços e desafios
Por Otoniel Rodrigues dos Santos Filho (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 312, 2024.
Resumo
Publicado em 2011 na revista Movimento, o trabalho intitulado “Apropriação dos conceitos de Lev Semenovitch Vygotsky no campo da pesquisa em Educação Física” teve como objetivo analisar a apropriação dos conceitos de Vygotsky em trabalhos da área de Educação Física publicados em revistas científicas de 1990 a 2007. Objetivo: o presente trabalho teve como objetivo dar continuidade à análise da apropriação dos conceitos de Vygotsky em trabalhos da área de Educação Física publicados em revistas científicas da área após 2007. Metodologia: Foi realizado um estudo comparativo entre os resultados e análises realizadas pelos autores e os novos dados descobertos, a fim de mostrar em que ponto a apropriação dos conceitos de Vygotsky em artigos da área de Educação Física permaneceu como estava, em que ponto avançou e onde avançou ainda vai. Além disso, também foram acrescentados os conceitos de “função psíquica” e “zona de desenvolvimento” como categorias de análise. Conclusões: Após esta análise, percebe-se um avanço em relação aos temas analisados e comparados com o artigo publicado em 2011, o que significa um ponto positivo para a área no sentido de uma Educação Física crítica e comprometida com o verdadeiro desenvolvimento humano.