Resumo

O objetivo do presente estudo foi o de compreender se o desporto melhora os sintomas de atenção, de competência social e funções cognitivas em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O presente estudo foi concebido como seis semanas de um estudo prospectivo, incluindo 12 sessões de educação/esporte-terapia. Treze (13) crianças com TDAH participaram de uma atividade física de 90 minutos (esporte-cTDAH) duas vezes por semana, enquanto quinze (15) crianças com TDAH receberam educação sobre o controle do comportamento (edu-cTDAH). Durante o período de tratamento de seis (06) semanas, o grupo de esportes-cTDAH mostrou significativas melhorias na Escala DuPaul de Avaliação em TDAH pela pontuação da versão para pais e professores (K-ARS-PT) em comparação com o grupo de edu-sTDAH. As funções cognitivas avaliadas com o símbolo dígito e comTrail-Making Test parte B (TMT B) foram melhorados no grupo de esportes-cTDAH, enquanto as funções cognitivas observadas no grupo de edu-sTDAH não se alteraram significativamente. As pontuações cooperatividade no grupo esportes-cTDAH elevaram-se muito em comparação com os do grupo de edu-sTDAH. Os resultados demonstraram uma correlação positiva com o esporte e melhora dos sintomas de atenção, os sintomas cognitivos e habilidades sociais. Os resultados do presente estudo sugerem que a terapia sob a forma de atividade física pode aumentar a competência social em crianças com TDAH, como demonstrado pela melhoria das funções cognitivas. (Trad. Carlos Alex. M. Soares)

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