Torcedores de Futebol e a Luta Pelo Direito de Assistir Ao Espetáculo

Por: José Carlos Mosko e .

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


.Resumo

Este artigo visa interpretar uma realidade presente neste momento na sociedade curitibana: o conflito entre os torcedores do Clube Atlético Paranaense (CAP) e a diretoria deste clube, devido ao aumento nos preços dos ingressos para as partidas do campeonato brasileiro de futebol. Para desenvolver este trabalho fez-se primeiramente uma breve descrição da evolução do futebol brasileiro e teceu-se comentários sobre as intenções do CAP à partir da eleição de seu atual grupo gestor. Depois, com o auxilio de alguns escritos de Pierre Bourdieu, procurou-se a compreensão das necessidades e interesses existentes no campo do esporte moderno, para explicar, e não justificar, as atitudes tomadas pela diretoria do CAP – na tentativa de adequar-se à realidade deste campo – e também de seus torcedores, estes procurando assegurar seus interesses como espectadores. Também foram levantados dados sobre as investidas dos torcedores, suas formas de manifestação e suas atitudes. E, finalmente, buscou-se verificar a possibilidade de enquadrar o espetáculo do futebol como um direito cultural e de lazer da população; além de analisar-se alguns textos sobre movimentos sociais, na intenção de compreender-se algumas características deste fenômeno, afim de confrontá-las, ou compará-las, com as ações dos torcedores.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.