Resumo

A obra “Quebra de Confiança” (2011), de Harlan Coben, apresenta em seu enredo o primeiro caso do personagem Myron Bolitar, um ex-jogador de basquete que se tornou agente esportivo e atua como investigador, uma vez que um de seus atletas agenciados envolve-se em um crime. Enquanto fenômeno social contemporâneo, o espetáculo já foi abordado por diferentes estudiosos, que relacionaram o tema à diferentes aspectos, por exemplo, espetáculo televisivo (MARTINS, 2013) e esporte-espetáculo (BOURDIEU, 1983. O espetáculo esportivo, enquanto manifestação específica do espetáculo, refere-se ao esporte como entretenimento, que influencia a apropriação de significados sobre o fenômeno esportivo. Bourdieu (1983, p.9), ao apresentar o conceito de esporte-espetáculo, infere que “O esporte espetáculo apareceria mais claramente como uma mercadoria de massa e a organização de espetáculos esportivos como um ramo entre outros do show business”. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar as manifestações do esporte espetáculo refletidas no primeiro caso da série literária Myron Bolitar, de Harlan Coben.

Acessar