Touchdown: Esporte Espetáculo Circunscrito na Obra Quebra de Confiança de Harlan Coben
Por Laís Cristyne Alexandre dos Santos (Autor), Larissa Jensen (Autor), André Mendes Capraro (Autor).
Em XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF
Resumo
A obra “Quebra de Confiança” (2011), de Harlan Coben, apresenta em seu enredo o primeiro caso do personagem Myron Bolitar, um ex-jogador de basquete que se tornou agente esportivo e atua como investigador, uma vez que um de seus atletas agenciados envolve-se em um crime. Enquanto fenômeno social contemporâneo, o espetáculo já foi abordado por diferentes estudiosos, que relacionaram o tema à diferentes aspectos, por exemplo, espetáculo televisivo (MARTINS, 2013) e esporte-espetáculo (BOURDIEU, 1983. O espetáculo esportivo, enquanto manifestação específica do espetáculo, refere-se ao esporte como entretenimento, que influencia a apropriação de significados sobre o fenômeno esportivo. Bourdieu (1983, p.9), ao apresentar o conceito de esporte-espetáculo, infere que “O esporte espetáculo apareceria mais claramente como uma mercadoria de massa e a organização de espetáculos esportivos como um ramo entre outros do show business”. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar as manifestações do esporte espetáculo refletidas no primeiro caso da série literária Myron Bolitar, de Harlan Coben.