Trajetória Histórica da Produção do Conhecimento Difundida nos Periódicos da área da Educação Física no Brasil: 1930-2000.

Por: , Roseane Patrícia de Souza e Silva e Rossana Valéria de Souza e Silva.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


.Resumo

Recuperar a memória da produção do conhecimento da área da Educação Física, veiculada pelos periódicos brasileiros, foi o objetivo central deste estudo. Essa opção se justifica porque os periódicos representam um importante papel no processo de disseminação do saber produzido, nos programas de pós-graduação e em outras instâncias de produção do conhecimento. Além disso, as revistas científicas ocupam lugar de destaque no meio acadêmico uma vez que possibilitam que o conhecimento científico circule mais rapidamente do que por meio de outras formas de divulgação como, por exemplo, os livros técnico-científicos. Comparadas às teses e dissertações, as revistas científicas são mais acessíveis ao meio acadêmico, por fazerem parte dos acervos das bibliotecas de diferentes universidades, enquanto que as teses e dissertações ficam, em geral, restritas aos programas nos quais foram defendidas. Alguns autores, em nível nacional, têm ressaltado a importância do estudo dos periódicos científicos. Dentre eles podem ser destacados Catani & Bastos (1997) que ressaltam a dupla alternativa oferecida pelas revistas aos estudos histórico-educacionais ao serem tomadas, simultaneamente, como fontes ou núcleos informativos que possibilitam a “(...) compreensão de discursos, relações e práticas que as ultrapassam e as modelam ao serem investigadas”. Morosini & Sguissardi (1998) também chamam atenção para a importância de desenvolvermos estudos sobre os periódicos nacionais. Ao investigarem o tema da educação superior nos periódicos brasileiros levantam questionamentos bastante significativos para todos aqueles que se dedicam ao estudo da produção científica: o que entendemos por produção científica? Como se dá o processo de comunicação dessa produção? A falta de análise crítica daquilo que se veicula no meio acadêmico-científico limita o avanço da ciência. O estudo dessa produção pode contribuir para indicar tendências, explicitar lacunas e limitações e, desse modo, reorientar os rumos que vêm sendo seguidos tanto pelas pesquisas produzidas, quanto pelas opções editoriais adotadas pelas revistas científicas. Pelos motivos expostos e a partir do objetivo geral deste estudo a questão central que o orienta pode ser assim formulada: Quais as características das revistas científicas analisadas no que se refere a: sua periodicidade, região geográfica de publicação e autores com maior índice de publicação? 179 Como fonte principal de coleta de dados, foi utilizado o Catálogo de Periódicos de Educação Física, publicado pela PROTEORIA, com o apoio do CNPq. Também foram consultadas outras fontes bibliográficas e documentais voltadas para o estudo de periódicos brasileiros.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.