Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: Prevalência e Dificuldades Motoras de Escolares da Cidade de Porto Alegre
Por Mônia Tainá Cambruzzi Coutinho (Autor), Bárbara Coiro Spessato (Autor), Nadia Cristina Valentini (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Crianças com baixa competência motora podem apresentar diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O TDC implica em prejuízos motores relacionados a coordenação motora grossa e fina, ocasionando prejuízo nas habilidades motoras. Os objetivos do presente estudo foram (1) identificar a prevalência de TDC em escolares; (2) identificar as dificuldades mais prevalentes nas habilidades motoras em relação a gênero e idades e (3) comparar o desempenho entre gêneros e idades nas habilidades avaliadas. Participaram 100 crianças entre 6 e 10 anos (50 meninos; 50 meninas) e para a avaliação motora foi utilizado o teste Movement Assessment Battery for Children (HENDERSON; SUDGEN, 1992). Os resultados indicam que 36% das crianças apresentam indícios de TDC grave, sendo a maior prevalência em meninas (44%). De forma geral, meninos apresentaram maiores dificuldades em tarefas de destreza manual e meninas apresentaram maiores dificuldades em tarefas envolvendo bolas. A identificação precoce de dificuldades motoras relacionadas a coordenação torna-se importante para que os programas de Educação Física possam ser estruturados adequadamente às demandas específicas destas crianças, promovendo intervenção adequada a fim de diminuir os prejuízos globais e específicos causados pela baixa competência motora.