Resumo

Introdução: Treinadores eficazes são àqueles que refletem acerca de suas experiências. Entretanto, a aprendizagem da reflexão mostra-se enquanto desafiadora, em especial na universidade. Objetivo: Descrever e analisar percepções de estudantes-treinadores e treinadores competentes acerca de seu desenvolvimento, a partir da participação em curso para aprendizagem da reflexão oferecido em ambiente universitário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação (STRINGER, 2014). Ao longo de oito encontros, quatro indivíduos participaram de curso para aprendizagem da reflexão, na qualidade de ouvinte. Os encontros foram remotos e presenciais, facilitados por pesquisadora em fase de doutoramento, tendo, em média, 1h30 de duração. Os encontros visavam ensinar a reflexão, desde sua conceituação, até sua aplicação. Também, proporcionar o conhecimento intrapessoal. Diferentes estratégias centradas nos participantes foram utilizadas. Os dados foram coletados após os oito encontros, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista, contendo três questões. Foi realizada uma análise temática de dados (BRAUN; CLARKE, 2006). Resultados: Três temas foram encontrados, sendo (1) aprendendo a refletir (o que é, como fazer e por que fazer); (2) tornando-se reflexivo (o que mudou ou precisa mudar, como me sinto nesse processo); (3) aprendendo enquanto reflito (porque sou quem sou, o que as experiências me ensinam). Conclusão: A aprendizagem da reflexão é um processo complexo e não linear, mas possível (e necessário) de ser feito em contextos universitários, preparando futuros treinadores a compreenderem seus contextos de prática enquanto ambiente fértil de aprendizagem. Também, conscientizá-los sobre suas trajetórias mostra-se como fundamental nesse processo, trazendo clareza sobre suas crenças e comportamentos.

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