Resumo

: O treinamento de goleiros passa, sob o espectro da Pedagogia do Esporte, por um momento de transição entre tendências metodológicas tradicionais e tendências metodológicas emergentes, denominadas, respectivamente, como analítica e global. Objetivo: Descrever o treinamento específico do goleiro em equipes do alto rendimento. Analisar semelhanças e diferenças entre metodologias de treinamento específico aplicadas ao goleiro e verificar as competências técnico-táticas trabalhadas nos treinamentos. Metodologia: Foram acompanhadas sessões de treinamentos em três clubes filiados a Federação Paulista de Futebol, afim de realizar uma descrição analítica de modo concomitante às observações dos treinamentos, por meio da utilização de notas de campo para classificar os movimentos executados nos treinamentos voltados à posição de goleiro, nos quais são, quedas laterais, bolas altas, saída do gol, pés, reposição, utilizando outros goleiros, com o grupo, alongamento/aquecimento, encaixes (alto, médio, baixo) e chutes sem anúncio. Resultados: Os três exercícios mais trabalhados e de forma repetida foram: encaixes – alto, médio e baixo (26%), seguido por exercícios que trabalham quedas laterais (22%) e exercícios em que havia participação de outros goleiros. Em sequente, os exercícios foram agrupados em seis grupos, aspectos técnicos, aspectos táticos, exercícios previsíveis, exercícios imprevisíveis, metodologia global e metodologia analítica. Dessa forma, aduziu a proporção dos grupos, aspectos técnicos 81% e aspectos táticos 19%, exercícios previsíveis 90% e exercícios imprevisíveis 10%, metodologia analítica 68% e metodologia global 32%. Conclusões: Os resultados demonstraram que há predomínio na utilização da metodologia analítica sustentada pelo emprego repetitivo de movimentos que contemplem a técnica. Contudo, foi possível notar aspectos que vão ao encontro da metodologia global, seja de maneira integrada aos treinamentos de caráter analítico, ou de forma mais tímida no contexto de situações presentes dentro do jogo.