Treinamento de resistência de flexores e extensores de joelho: existe relação entre o número de repetições semanais e equilíbrio de agonistas antagonistas?
Por Victor Zuniga Dourado (Autor), Aylton Figueira Junior (Autor), Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima (Autor), Dilmar Pinto Guedes Jr (Autor), Henrique Stelzer Nogueira (Autor), Diogo Rodrigues (Autor), Giovana Brugnerotto (Autor), Rodrigo Pereira da Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFex) v. 20, n 5, 2021.
Resumo
O treinamento de volume semanal é um método de monitoramento e pode mostrar o equilíbrio dos músculos envolvidos nos movimentos articulares, como quadríceps e isquiotibiais até os movimentos de extensão e flexão do joelho. A relação isquiotibiais (I)/quadríceps (Q) no teste de torque isocinético é uma forma de analisar o risco de lesão no joelho. Métodos: Avaliar a relação entre o volume de repetições semanais e o equilíbrio muscular dos extensores e flexores do joelho em 21 sujeitos treinados em teste de torque isocinético em velocidades angulares de 60°/s e 300°/s. Resultados: A análise dos dados demonstrou que não houve diferença no volume semanal de repetições realizadas para Q e I, e apresentar ser pobre em I/Q, apesar de uma boa relação I/Q pobre em 300°/s. Conclusão: Esses dados contradizem a literatura atual, pois estudos mostram diferenças no treinamento de volume semanal entre quadríceps e isquiotibiais, bem como melhores valores da relação I/Q a 60°/s para pessoas sem lesão no joelho. Nossos dados contribuem para a discussão contínua sobre o equilíbrio muscular e a preservação da saúde do joelho.