Resumo

O estudo examina a implementação e eficácia de um programa de treinamento funcional adaptado (EFA) para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando uma metodologia mista durante 24 semanas de intervenção. Os resultados demonstram melhorias significativas no desenvolvimento psicomotor, incluindo equilíbrio, coordenação e habilidades motoras, bem como avanços notáveis ​​nos aspectos socioemocionais e cognitivos. A pesquisa, apoiada em avaliações quantitativas por meio do Teste de Desenvolvimento Psicomotor (TEPSI) e feedback qualitativo de pais e terapeutas, mostra que a personalização de exercícios funcionais não só melhora o desenvolvimento físico, mas também promove autonomia e integração social.

O estudo examina a implementação e eficácia de um programa de treinamento funcional adaptado (EFA) para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando uma metodologia mista durante 24 semanas de intervenção. Os resultados demonstram melhorias significativas no desenvolvimento psicomotor, incluindo equilíbrio, coordenação e habilidades motoras, bem como avanços notáveis ​​nos aspectos socioemocionais e cognitivos. A pesquisa, apoiada em avaliações quantitativas por meio do Teste de Desenvolvimento Psicomotor (TEPSI) e feedback qualitativo de pais e terapeutas, mostra que a personalização de exercícios funcionais não só melhora o desenvolvimento físico, mas também promove autonomia e integração social.

Bernal Ramírez, EA, e Guarnizo Torres, TZ (2023). A educação física como meio de inclusão e desenvolvimento de habilidades motoras básicas em crianças autistas [Projeto de Pós-Graduação. Bacharel em Educação Básica com Ênfase em Educação Física, Recreação e Esportes, Universidade de Cundinamarca]. https://hdl.handle.net/20.500.12558/5189

Carter-Thuillier, B., López-Pastor, V., Gallardo-Fuentes, F., Carter-Beltrán, J., Fernández-Balboa, J., Delgado-Floody, P., Grimminger-Seidensticker, E., y Sortwell, A. (2023). After-school sports programmes and social inclusion processes in culturally diverse contexts: Results of an international multicase study. Frontiers in Psychology, 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1122362

Acessar