Resumo

Quando aceitei o convite do Prof. Laércio Elias Pereira para assinar um blog no Centro Esportivo Virtual, minha intenção inicial era estrear com um artigo sobre temas emergentes em Ética do Esporte. Esse projeto estava alinhado com um encarte especial sobre o tema que eu e dois colegas preparávamos para a Revista Movimento, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No entanto, essa ideia foi adiada após receber, em outubro deste ano, a triste notícia do falecimento de duas grandes referências da Educação Física brasileira: Silvino Santin e Adroaldo Gaya.

Em respeito e reconhecimento ao trabalho de Santin e Gaya, e ao legado que deixaram para a Educação Física no Brasil, acertei com os editores da Movimento e com o Prof. Laércio, em escrever um texto em homenagem a eles, a ser publicado tanto no encarte especial quanto no blog do CEV. O que segue é um sincero tributo a esses mestres.

Apesar de possuírem perspectivas diferentes e, por vezes radicalmente opostas sobre a Educação Física, Santin e Gaya compartilhavam uma coragem intelectual e uma profundidade crítica – qualidades que os tornaram essenciais no meio acadêmico brasileiro. Tenho certeza de que todos que os conheceram e enriqueceram-se com seus ensinamentos se unem nesta homenagem. Que as suas contribuições continuem a ecoar, inspirando reflexões e promovendo práticas inovadoras na Educação Física.
 

Arquivo