Resumo

O esporte paralímpico ao longo dos anos vem ganhando visibilidade nos diferentes meios de comunicação e, junto a este crescimento, a participação do público como consumidor e produtor da informação também ganha destaque pela interação permitida através da convergência digital. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar conteúdos que foram produzidos e circularam acerca do esporte e dos atletas paralímpicos durante a abertura e encerramento dos JP do Rio/2016 na rede social Twitter. Realizamos uma pesquisa observacional e descritiva a partir das hashtags oficiais do canal aberto Tv Brasil e do canal por assinatura Sportv, emissoras oficiais do megaevento (#vemprapara e #jogosparalimpicosnoSportv, respectivamente), durante os dias anteriores e os dias de realização das cerimônias de abertura e encerramento dos JP, os dias 06, 07, 17 e 18 de setembro de 2016. Concluímos que as postagens revelaram um sentimento de emoção, afeto e encantamento ou de reconhecimento das capacidades e habilidades dos atletas, como também uma crítica à formatação do esporte paralímpico como espaço de inclusão e acessibilidade.

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