Resumo

Inspirador e provocativo. São duas palavras que bem definem a obra "Da cultura do corpo", de Jocimar Daolio. Recém-publicado pela Editora Papirus, o livro resulta da adaptação de sua dissertação de mestrado defendida em 1992 na Universidade de São Paulo.

A partir de um referencial teórico baseado especialmente na Antropologia Social (dentre os autores mais citados estão M. Mauss, F. Laplantine e C. Geertz), o autor vai a campo e entrevista professores de Educação Física de escolas públicas, que lhe falam sobre suas aulas, seus alunos, suas vidas profissionais, suas experiências de movimento na infância. Sobre estes discursos, Daolio lança seu "olhar antropológico", e procura reconstruir o universo de representações sociais que fundamenta o trabalho do professor de Educação Física na Escola. Emergem daí as concepções de corpo, de educação, de cidadania, não como idéias abstratas, mas como corporificações concretas no comportamento docente. Por fim, propõe uma "Educação Física plural", que empreste à Antropologia o princípio da alteridade, que saiba respeitar as diferenças físicas e culturais dos alunos.

Insinua, ainda, que o mesmo princípio deva se aplicar na relação entre professores universitários e professores de 1º e 2º graus.

Acessar