Resumo
A Obra Salesiana teve início com um homem - o sacerdote-educador italiano João Bosco (Dom Bosco:1815-1888)- que viveu, em seu contexto histórico, o fervor do crescimento do movimento romântico. De acordo com meus estudos anteriores (Borges, 1999a, 1999b, 1999c, 2000a, 2000b, 2002, 2004), tive indícios para suspeitar da aproximação entre sua obra e os traços daquele movimento, o que teria contribuído significativamente para o crescimento da mesma, ainda auxiliado pelo grande impulso tecnológico que teve lugar na segunda metade do século XIX. É o trato dessa possível inter-relação que se constituiu o objeto deste estudo: a possível presença da Ética Romântica influenciando a intervenção salesiana (de Dom Bosco), auxiliada pelo movimento de ―tecnologização‖, o que viria a erigir os salesianos como uma força dentro da estrutura eclesial católica e enquanto agência de Educação com um sistema formal e informal de ensino. Ao considerar a significativa relevância das atividades corporais na Proposta Educativa Salesiana (Borges, 2000a), pude observar que algumas categorias com elas relacionadas ainda precisavam de melhor tratamento teórico. Na experiência de Dom Bosco, as atividades corporais estiveram atreladas ao tripé de sustentação da proposta, constituído pela Razão, Religião e Amorevolezza (amabilidade). Razão e Religião têm estado tradicionalmente relacionadas na História da Educação, portanto, penso que a amorevolezza seja um diferencial entre a Proposta Salesiana e as demais. A intervenção salesiana na Educação desenvolveu-se de forma significativa até os nossos dias, e como toda intervenção não está isenta de uma ética que a origine e oriente, pensei que um problema central seria descobrir qual foi essa ética original. As evidências que sustentaram a hipótese principal são encontradas nas fontes primárias e secundárias disponíveis para o estudo: relatos autobiográficos e outros documentos escritos por Dom Bosco; biografias e registros de suas falas, escritas por seguidores; e a vasta produção da Tradição Salesiana. Assim, seguindo minha intuição, tomei como categorias centrais de análise a amorevolezza, a alegria e o protagonismo juvenil, devido às estreitas relações que mantém entre si, com as atividades corporais e com os elementos do movimento romântico: autenticidade, intuição, busca de superação, espírito revolucionário, entre outros. De posse das fontes, fiz o exercício da análise de conteúdo dos textos para inferir que a intervenção pedagógica salesiana (de Dom Bosco) foi influenciada pela Ética Romântica, uma vez que a experiência pedagógica particular do fundador parece ter inspirações românticas. As fontes também indicaram que a influência romântica foi auxiliada pelo movimento de tecnologização ocorrido naquele período, porque Dom Bosco, vanguardista, fez uso dos recursos modernos para implementação de sua Proposta Educativa. Finalmente, viu-se que a iniciativa de Dom Bosco foi similar a outras intervenções ocorridas nos séculos XV e XVI com Vitorino da Feltre e Felipe Nery, respectivamente. Sugeri, então, como hipótese ad doc, que a iniciativa de Dom Bosco seria uma modernização das anteriores, que logrou sucesso maior em função de sua aproximação com a Ética Romântica e com o movimento de tecnologização, ambos ocorridos no oitocentos. Palavras chave: Educação Salesiana, Ética, Romantismo, Atividades Corporais.