Resumo

Introdução: O espectro dos estilos de ensino de Mosston e Ashworth é uma teoria pedagógica consolidada na área da educação física, que tem como ideia organizadora que o ensino pode ser definido como uma cadeia de tomadas de decisão, partilhadas entre educador e aluno. Dentro do espectro, os estilos iniciam com um enfoque na reprodução de conhecimentos consolidados, via decisões do educador, progredindo para a descoberta e produção de novos aprendizados, via decisões do aluno. Atualmente, há onze estilos de ensino, do maior grau reprodutivo até o maior grau produtivo, de (A) Comando a (K) Auto-Ensino. Uma série de estudos sobre o uso do espectro sustenta que a educação física está centrada em uma prática reprodutiva. Objetivo: identificar os estilos de ensino utilizados no Programa Curumim do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), ponderando sobre suas possíveis contribuições para um ensino mais integrado e abrangente na educação física. Metodologia: por meio de uma análise qualitativa, foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais publicados e produções acadêmicas desenvolvidas sobre o Programa Curumim, de modo a se identificar trechos que fazem alusão aos estilos de ensino e suas características. A partir de quatro literaturas de referência, trechos foram identificados e organizados separando-se os objetivos, tomadas de decisão aluno-educador e resultados de cada uma das atividades sistemáticas do Programa Curumim: atividades programadas, horário livre, roda de conversa e planejamento participativo, a partir dos quais os estilos de ensino foram identificados. Resultados: foram identificados no programa os estilos: (B) Prático, (I) Programação Elaborada pelo Aluno, (J) Programação Iniciada pelo Aluno e (K) Auto-Ensino. Os resultados revelam que o Programa Curumim utiliza predominantemente estilos produtivos em sua rotina. Conclusões: a atuação dos estilos produtivos no Programa Curumim possivelmente acabou por moldar muitos de seus resultados pedagógicos, estimados e complementares aos tradicionais ganhos reprodutivos na educação física.