Resumo

A educação física escolar vem se transformando aos poucos, desde que novas propostas metodológicas apareceram a partir da década de 1990. Na atualidade o Plano Nacional de Educação propõe mais uma opção para os professores, trata-se da inclusão do tema da aventura. A pesquisa surgiu do interesse dos alunos por conhece-la. O presente trabalho tem como propósito apresentar propostas com a temática da aventura na escola pública. O estudo de caso foi o método usado nesta pesquisa, pois ele deve ser representativo de uma situação específica e possibilitar analogias e inferências para outras situações semelhantes. O estudo foi realizado numa escola pública da zona Oeste da cidade de São Paulo, com alunos de ensino fundamental I e II. Os resultados descritos a seguir mostram adaptações e criações do professor e alunos. Slackline – O professor adaptou uma corda bamba e os alunos pesquisaram sobre a montagem das fitas. O professor também trouxe sua própria fita para uma prática mais próxima do que havia sido estudado pelas crianças. Escalada de Boulder – Em uma das aulas o professor sugeriu aos alunos subirem nas grades da escola, após perceber que ela suportaria o peso dos alunos e em outra aula, na praça em frente à escola, os alunos escalaram um boulder (bloco de pedra) natural. Escalada de Top Ropee Rapel - Outra experiência interessante foi à construção de uma escalada de pneus de moto presa no andar de cima, com utilização de corda e cadeirinha de segurança, imitando as paredes de escalada. Também foi proposto no barranco da escola, a escalada e o rapel. Trilha de orientação – Desenvolveu-se uma corrida de orientação, nas qual os alunos aprenderam as técnicas de uso de bússola e a confecção de mapas, numa atividade com exigência cognitiva e concentração das crianças. Rodas– O professor solicitou que os alunos trouxessem patins, skates e patinetes, assim com o revezamento de equipamentos entre os que possuíam e os que não tinham, foi possível realizar um circuito de habilidades sobre rodas com túneis, rampas adaptadas e cones. Aquáticas - Com pneus de carro amarrados por uma corda, um aluno puxava o amigo pela quadra imitando o boia cross. E através da pesquisa sobre a confecção de pranchas com garrafas PET na internet foi possível construir uma prancha, na qual foram afixadas rodas na parte inferior permitindo deslizar sobre a quadra remando com as mãos ou com um cabo de vassoura adaptando o remo, numa prática de surf e stand up paddle. Considera-se que com criatividade e boa vontade professores e alunos podem ir além das propostas convencionais na escola, reutilizando materiais descartados, adquirindo autonomia e refletindo sobre as dificuldades e possibilidades educacionais da aventura.