Resumo

Neste artigo buscamos identificar e compreender como o esporte vai, pouco a pouco, ganhando lugar e visibilidade na Escola Normal Modelo da Capital, constituindo o que temos denominado de ethos esportivo: uma maneira “esportiva” de ser, estar e se apresentar no mundo, que impacta a sensibilidade – formas de vestir, de falar, de se comportar e de agir. Para tal, alguns questionamentos tornam-se relevantes: O que é ser esportivo e apresentar-se como tal? Que representações são veiculadas que dão a ver um modo de ser e estar no mundo “esportivamente”? É possível pensarmos na constituição de um ethos esportivo produzido por essas práticas? Quais códigos e valores estavam embutidos nessas práticas que nos permitem falar de um ethos esportivo? De quais maneiras esse ethos esportivo vai se enraizando na Escola Normal Modelo da Capital, bem como na cidade de Belo Horizonte? Nossa hipótese, a partir das fontes consultadas, é de que a prática esportiva experimentada nessa escola, no período de 1914 a 1922, contribuiu na constituição de um ethos esportivo, nas primeiras décadas do século XX, não só nessa instituição escolar, mas na cidade de Belo Horizonte.

Acessar