Resumo

Esta entrevista apresenta uma conversa com o Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann sobre a sua produção acadêmica, percepções e vivências com instituições de ensino superior, escolas da educação básica e profissionais da Educação Física brasileira nos seus quarenta anos de convivência e colaboração.

Referências

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes; 1985

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Roberto; BRITO, Fausto. Utopia e paixão: a política do cotidiano. Rio de Janeiro. Rocco, 1985.

GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPe – UFSM. Visão didática da educação física. Rio de Janeiro. Ao Livro Técnico, 1991.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções aberta no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Educação física aberta à experiência: uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner (Org.). Histórias de movimento com crianças. Ijui, RS: Unijuí, 2010.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Visão pedagogia de movimento. In: HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner (Org.). Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijui, RS: Unijuí, 2013.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner; TAFFAREL, Celi Zulke. Formação de professores e trabalho educativo na educação física. Ijui, RS: Unijuí, 2017.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner et al. Currículo modularizado à formação inicial em educação física: uma proposta em discussão. Ijui, RS: Unijuí, 2020.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner et al. Considerações curriculares para a formação universitária dos estudantes de educação física. Ijuí, RS: Unijuí, 2022.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Familiarity and strangement: the ethnographic method in the initial training of physical education students. Journal of physical education, v. 35, n. 1, p. 1-9, 2024.

MERLEAU PONTY, Maurice. Phänomenologie der wahrnehmung. Berlin, Deutschland: Gruyere, 1966.

TAMBOER, Jan. Sich Bewegen-ein: dialog zwischen menschen und welt. Sportpädagogik, v. 3, n. 2, p. 14-19, 2019.

TREBELS, Andreas. A concepção dialógica do movimento humano: uma teoria do “se-movimentar”. In: KUNZ, Elenor; TREBELS, Andreas (Orgs.). Educação física crítico-emancipatória. Ijuí, RS: Unijuí, 2010.

WEIZSÄCKER, Victor von. Der gestaltkreis. Frankfurt, Deutschland: Suhrkamp, 1966.

Acessar