Resumo

Natália Victor Lessa, professora cuja trajetória profissional no ensino da dança para meninas é objeto de estudo desta pesquisa, se formou professora e lecionou durante 30 anos na cadeira de Educação Física do Grupo Escolar Barão do Rio Branco e, durante 50 anos no Curso Natália Lessa, criado em 1934. Atendendo somente a meninas, ela funda o primeiro espaço privado e especializado no ensino da dança em Belo Horizonte MG. Natália Lessa ministra aulas e realiza apresentações com suas alunas em espaços públicos num período marcado por inovações nos modos de ser e de viver na cidade. A hipótese central do estudo é de que suas práticas no ensino da dança para meninas teriam proporcionado uma dada direção para educação da feminilidade em Belo Horizonte e se tornou referência representativa nessa ambiência. O contexto histórico e cultural no qual viveram as alunas, a professora e a sociedade que acompanhou esse trabalho compõe cenas na cidade que, apesar das porosidades suscita um rico conjunto de significados para a formação feminina no período em Belo Horizonte. A identificação e percepção dessas apropriações, práticas e possíveis representações foram elementos orientadores para o desenvolvimento da pesquisa cujo fio condutor é a trajetória de Natália Lessa. A partir das análises de fontes diversificadas pudemos identificar a intencionalidade pedagógica do Curso de educar, através da dança, a feminilidade seguindo ideários em circulação. Percebemos que a proposta de Natália Lessa gerava poucos estranhamentos, representava seguramente formas de educar, já legitimadas pela escola, reconhecidas e apreciadas pela sociedade local. Desde o início de sua carreira, suas declarações e as divulgações sobre o Curso o apresentavam como uma atividade educacional e feminina, com os objetivos de desenvolver qualidades e habilidades vinculadas a três eixos: a graça, a saúde e a beleza, que envolviam questões relativas à disciplina, ao ritmo e à eugenia. Foram esses os requisitos basilares da proposta de Natália Lessa que atraíram as famílias na busca de uma complementação educacional para suas filhas; uma possibilidade de refinamento da feminilidade através da dança.

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