Uma Experiencia de Formação no Pibid Linguagens
Por Letícia Gomes Cordeiro (Autor), Marcos Vitor Souza Araújo (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Fundamentando-se nos objetivos gerais do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) pelo convênio feito entre CAPES/UFES e nos objetivos específicos dos subprojetos de Letras e Educação Física, que compõem o PIBID Linguagens, uma equipe composta por oito universitários dos dois cursos, desenvolveu uma proposta para ser aplicada nos anos de 2010 e 2011, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no Bairro de Goiabeiras, Vitória/ES. A construção do projeto inspirou-se nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa-ação. Partindo do problema detectado em relação às noções e valores relacionados com a idéia de cultura, um tema gerador foi escolhido para o trabalho interdisciplinar: “Cultura afro-brasileira no âmbito escolar”. O objetivo principal deste artigo é apresentar a dinâmica da construção do Projeto a ser aplicado na escola e as experiências vivenciadas pelos autores e seus reflexos na formação. A equipe enfrentou inúmeras dificuldades e conflitos entre o processo do que foi planejado e o que foi desenvolvido na prática.