Uma proposta gamificada para relembrar o Holocausto. Os paralelepípedos Stolpersteine, pequenas obras de arte da cidade
Por Marta Perez (Autor), Jordi Brasó (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 311, 2024.
Resumo
A proposta apresentada está relacionada à área educacional e é proposta como uma metodologia gamificada. O objeto é o Holocausto e a memória histórica e tem como objetivo aproximar os estudantes da Segunda Guerra Mundial e das deportações nazistas. A partir das pedras da memória histórica, ou Stolpersteine, localizadas em vários locais do mundo, em frente às casas dos deportados, propõe-se uma actividade competitiva para encontrar estas pequenas esculturas e ao mesmo tempo uma competição por equipas em que o objetivo é simular a perseguição do lado hitlerista contra principalmente a população judaica e cujo objetivo era o seu extermínio.
Referências
Ávalos, M., Balteiro, M., Díez, R., Feliu, I., Gavilán, D., Giner, A., Guilló, M., Iglesias, M., Lozano, I., Martínez, J., Martínez, M., Menargues, M., Merma, G., Mieres, M., Ortiz, M., Ramírez, G., Sauleda, L., e Urrea, M. (2020). Experiências de integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no desenho curricular universitário. Graó Editorial.
Brasó, J. (2018). Pere Vergés: escola e gamificação no início do século XX. XX. Notas: Educação Física e Esportes, 133, 20-37. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/3).133.02
Brasó, J. (2022). Agenda 2030 e ODS: Saúde e bem-estar. Proposta de cápsulas virtuais de atividade física em tempos de pandemia. In: A. Salvador, AS Jiménez Hernández, M. Vergara Arboleda, EM Rainha Pereira, RS Chacón Pinilla, CJ Castro Ramírez, M.Á. Martín Sánchez, J. Cáceres Muñoz, A. Pantoja Vallejo, L. Herrera Torres e T. Perandones González (coord.). Participação, Inovação e Empreendedorismo na Escola (pp. 158-165). Editorial Dykinson SL
Brasó, J. e Arderiu, M. (2021a). Cultura de paz, saúde, educação e Agenda 2030. Uma proposta de atividade física gamificada para enfrentar a barbárie nazista através do chamado Stolpersteine. III Conferência Catalã de Pesquisa em Ciências Físicas e do Esporte. https://youtu.be/glzbIJXmvv4
Brasó, J. e Arderiu, M. (2021b). As pipas. Da memória histórica ao trabalho de competência em educação física. RIR. Revista d'Inovação e Pesquisa em Educação, 14(2), 1-24. https://doi.org/10.1344/reire2021.14.232363
Brasó, J. e Arderiu, M. (2023). Cultura de paz, saúde, educação e Agenda 2030: Uma proposta de atividade física gamificada para a barbárie nazista com peças Stolpersteine. Estudos Pedagógicos, 49(1), 107-123. https://doi.org/10.4067/S0718-07052023000100107
Brasó, J., Pérez, M. e Arderiu, M. (2023). Recuperando a memória histórica familiar na educação física: as brincadeiras populares dos avós. EmasF. Revista Digital de Educação Física 14(81), 1-12. https://emasf.webcindario.com/Recuperando_la_memoria_historica_familiar_en_EF.pdf
Brasó, J., Pérez, M., Arderiu, M. e Rillo-Albert, A. (2023). Formação de professores em educação física: criação de um repositório de unidades didáticas. Desafios, 49, 414-426.
https://doi.org/10.47197/retos.v49.98114
Brasó, J. e Torrebadella, X. (2015). Análise e classificação da infância de Joan Amades com base na sevalologia interna e no género dos praticantes (1674-1947). REIRE Revista d'Innovació i Recerca en Educació, 8(2), 18-42. https://raco.cat/index.php/REIRE/article/view/297639
Brasó, J. e Torrebadella, X. (2017). O jogo motor do marro: uma investigação sobre suas raízes pedagógicas. Jornal de dialetologia e tradições populares, 72(1), 245-264. https://doi.org/10.3989/rdtp.2017.01.010
Brasó, J. e Torrebadella, X. (2018). Reflexões para (re)formular uma educação física crítica. Revista Internacional de Medicina e Ciências da Atividade Física e Esportes, 18(71). http://dx.doi.org/10.15366/rimcafd2018.71.003
Brasó, J. e Torrebadella, X. (2019). O jogo do marro e a genealogia pedagógica e sociológica do poder disciplinar do desporto. Atheneadigital, 19(3), e2364. https://raco.cat/index.php/Athenea/article/view/364140 .
Els Stolpersteine A Sabadell: memória gravada em pedra (8 de junho de 2018) Sapiens. https://www.sapiens.cat/temes/actualitat/els-stolpersteine-de-sabadell-memoria-gravada-en-pedra_200808_102.html
Enkvist, E. (2021). Controvérsias educacionais: uma conversa com Olga R. Sanmartín. Edições de Encontro.
Gallifa, P. (10 de junho de 2018). Instale as duas placas Stolpersteine em Sabadell. Rádio Sabadell. https://radiosabadell.fm/noticia/installades-dues-plaques-stolpersteine-mes-sabadell