Resumo

O presente trabalho qualitativo teve por objetivo avaliar as transformações no comportamento e na comunicação de alunos com deficiência a partir de sua participação no projeto “Vale Encantado”, espetáculo de dança composto por 82 alunos do “Espaço Com-Vivências” realizado pelo curso de Educação Física da UCB. Nesse trabalho, a dança buscou afinar a relação do ensino da Arte e da Educação Física, abordando seus aspectos de expressão artística e suas contribuições no desenvolvimento psicomotor do indivíduo, evidenciando que tais aspectos se intercomunicam e se complementam na busca do desenvolvimento integral e na inclusão sócio-educacional dos alunos. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com questões abertas aos familiares dos alunos, num total de 48 participantes, e feita a análise de conteúdo das respostas apresentadas. Concluiu-se que a melhoria nas condições dos alunos deveu-se a sua participação no projeto, em função das oportunidades apresentadas aos mesmos de se expressar livremente, dentro de um ambiente acolhedor e afetivo que permitiu, desde os gestos considerados mais primitivos até os mais complexos como formas efetivas de comunicação.

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