Validação do BPNES (basic Psychological Needs In Exercise Scale) Para Estudantes Brasileiros: Um Questionário Para Avaliação da Motivação
Por Luciane C. Arantes da Costa (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Jorge Both (Autor), Patricia Borsato Passos (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo buscou avaliar a motivação dos estudantes das escolas brasileiras. Nesse sentido, o instrumento utilizado foi o BPNES (Basic Psychological Needs in Exercise Scale) com 12 itens, que avaliam as necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento). A constituição de peritos para tradução do BPNES teve como objetivo tornar o instrumento de pesquisa acessível à população-alvo. A avaliação de validade de conteúdo foi realizada por três professores doutores em Educação Física que atuam na área da Psicologia do Esporte. A amostra foi composta por 403 estudantes, sendo 204 (50,62%) rapazes e 199 (49,38%) raparigas. Foram utilizados para análise dos dados os coeficientes de validade de conteúdo, coeficiente kappa, alfa de Cronbach, de correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados evidenciaram que a versão brasileira para o questionário contém questões adequadas em relação à clareza de linguagem e pertinência prática (CVC>0,81); apresenta consistência interna (α=0.83) e fidedignidade teste-reteste satisfatórios (R=0,87). A análise fatorial confirmatória apresentou índices de ajustamento adequados (c2/gl=2,10; GFI=0,95; CFI=0,96; TLI= 0,95; RMSEA=0,05). Concluiu-se que a versão brasileira para o questionário (BPNES) mostrou-se apta para avaliar os constructos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto escolar brasileiro.