Resumo

O presente estudo buscou avaliar a motivação dos estudantes das escolas brasileiras. Nesse sentido, o instrumento utilizado foi o BPNES (Basic Psychological Needs in Exercise Scale) com 12 itens, que avaliam as necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento). A constituição de peritos para tradução do BPNES teve como objetivo tornar o instrumento de pesquisa acessível à população-alvo. A avaliação de validade de conteúdo foi realizada por três professores doutores em Educação Física que atuam na área da Psicologia do Esporte. A amostra foi composta por 403 estudantes, sendo 204 (50,62%) rapazes e 199 (49,38%) raparigas. Foram utilizados para análise dos dados os coeficientes de validade de conteúdo, coeficiente kappa, alfa de Cronbach, de correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados evidenciaram que a versão brasileira para o questionário contém questões adequadas em relação à clareza de linguagem e pertinência prática (CVC>0,81); apresenta consistência interna (α=0.83) e fidedignidade teste-reteste satisfatórios (R=0,87). A análise fatorial confirmatória apresentou índices de ajustamento adequados (c2/gl=2,10; GFI=0,95; CFI=0,96; TLI= 0,95; RMSEA=0,05). Concluiu-se que a versão brasileira para o questionário (BPNES) mostrou-se apta para avaliar os constructos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto escolar brasileiro.

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