Validade concorrente do instrumento de avaliação de um programa de promoção de saúde na Atenção Primária à Saúde por telefone: uma análise multinível
Por Tania Rosane Bertoldo Benedetti (Autor), Juciléia Barbosa Bezerra (Autor), Caroline Schramm Alves (Autor), Cassiano Schuaste de Souza (Autor), Humberto Moreira Carvalho (Autor), Paula Fabricio Sandreski (Autor), Marina Christofoletti (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 29, n 1, 2024.
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar a validade concorrente das versões papel e ligação telefônica do instrumento utilizado para avaliar a efetividade do Programa Vida Ativa Melhorando a Saúde (VAMOS). O Programa VAMOS é uma intervenção de base comunitária, com o objetivo de motivar as pessoas a adotarem um estilo de vida ativo e saudável. A população do estudo foi de adultos registrados nas Unidades Básicas de Saúde do estado de Santa Catarina, e a amostra para o teste de validade considerou dois grupos que concluíram o programa. Para comparar cada variável fornecida pelo formato papel e telefone, foram realizados modelos lineares e logísticos generalizados multiníveis, ajustados por idade, sexo e nível de escolaridade. Como resultado, foi possível identificar a validade da maioria das questões, com variações na frequência de consumo de hortaliças cozidas, modo de preparo da carne animal, frequência de atividade física e circunferência da cintura. Concluímos que o uso da coleta por telefone pode ser considerado para a avaliação da efetividade do Programa VAMOS.