Resumo

O objetivo foi verificar a violência na relação professor-aluno, sofrida por professores de  educação física que atuam no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. Participaram deste 
estudo 102 professores que atuam em 14 cidades do estado do Paraná. Utilizou-se um questionário criado  pelos autores com consistência interna de α= 0,902 (Alpha de Crombach). Os procedimentos estatísticos  foram realizados pelo programa SPSS versão 14.0 com nível de significância de p<0,05. Constatou-se que  87,3% dos professores já vivenciaram ou vivem algum episódio referente à atos de violência no ambiente  escolar e 73,5% recebem insultos verbais frequentemente. Os professores da região noroeste do estado,  estão mais expostos a situações de agressão pelos alunos em relação aos professores da região central.  Esta mesma relação aconteceu com os professores solteiros comparados aos professores casados.  Destacamos que os professores que ministram aula em apenas um estabelecimento de ensino sentem-se  mais seguros em seu local de trabalho e que os professores do sexo feminino solicitam mais a ajuda para  solucionar os conflitos no local de trabalho. Considera-se que a violência contra os docentes nesta relação  professor-aluno encontra-se em um nível preocupante.

Acessar