Resumo

A Catira é uma dança regional típica de algumas regiões e estados brasileiros e está integrada aos conteúdos abordados pela Educação Física escolar, de acordo com a BNCC (2017), que traz também como uma de suas competências gerais a cultura digital, no sentido da aprendizagem crítica, reflexiva, significativa e ética nas diversas práticas escolares e cotidianas. Assim, o presente estudo elaborou, desenvolveu e analisou uma sequência didática sobre a dança regional Catira, articulada com os princípios da Mídia-educação, com o intuito de potencializar os processos de apropriação e produção do conhecimento por parte das crianças nas aulas de Educação Física escolar. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo os princípios da pesquisa-ação educacional, com uma turma do 2º Ano/ensino fundamental de uma escola municipal em Palmas/TO. Nos resultados, constatamos que a articulação entre os princípios da Mídia-educação com o conteúdo da Catira potencializou a fruição e a aprendizagem dos alunos durante as aulas, aumentando simultaneamente o seu repertório cultural sobre a Catira e sobre as mídias e as TDICs. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de estratégias metodológicas capazes de incentivar e potencializar os processos de apropriação e produção do conhecimento por parte dos alunos nas aulas de Educação Física escolar.

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