Volume de Repetições dos Músculos Estabilizadores do Core em Praticantes de Musculação.

Por: Beatriz Ferreira Silva Reverte, Dilmar Pinto Guedes Jr, Marcelo Giovaninni, Rodrigo Pereira da Silva e Vinicius Tonon Lauria.

43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

Introdução: O core é a região central do corpo formado pela musculatura que envolve nosso centro de gravidade, e os benefícios de se ter um core forte e estável acarretam no aumento do desenvolvimento de potência, melhor eficiência e a estabilidade, equilíbrio e riscos de lesões reduzidas. De acordo com a importância, se torna essencial analisar se esses grupos musculares estão sendo executados pelos praticantes de treinamento de força. Objetivo: Verificar o volume de repetições dos músculos estabilizadores do core em praticantes de musculação. Fizeram parte deste estudo 28 praticantes de musculação, sendo 14 mulheres e 14 homens, de academias localizadas na cidade de Praia Grande - SP. Com idade média de 31,3 anos (±10,4) e pratica de musculação em média 3,8 anos (±2,9). os dados foram coletados através do formulário Google, com informações sobre: sexo, idade, tempo de prática da musculação, se tem acompanhamento profissional, qual a frequência semanal, séries e repetições realizadas, multiplicando essas variáveis temos o volume semanal para os músculos abdominais e paravertebrais. Os critérios de inclusão foram: pratica de no mínimo 1 ano de musculação, realizar o treinamento com acompanhamento profissional e o interesse do voluntário em participar do estudo. Após a confirmação da normalidade dos dados, optamos por utilizar o teste T de amostras dependentes para comparar o volume semanal executado pelos músculos abdominais e paravertebrais intra e entre homens e mulheres. O nível de significância aceito foi de p ≤0,05. Resultados: Homens no volume dos abdominais 53,6% maior do que as mulheres, enquanto as mulheres executam 36,1% de volume semanal maior quando comparado com os homens. Conclusão: De acordo com os resultados foi verificado diferença significativa entre os músculos abdominais e paravertebrais nos homens e nas mulheres. Ainda, os homens tem um volume semanal de repetições para os músculos abdominais superiores quando comparado com as mulheres, entretanto as mulheres realizam um volume maior de repetições semanais para os músculos paravetebrais.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.