Resumo

Os Megaeventos esportivos não foram ações uníssonas em nosso país. Frente a esse contexto diverso nosso objetivo foi entender porque as pessoas se voluntariam para os Megaeventos. A metodologia foi a aplicação de 345 questionários para os voluntários da Copa do Mundo de Futebol em Belo Horizonte e a análise de dados foi feita a partir de Bardin (1999). Concluímos que o voluntariado é um processo construído socialmente e pode ser recebido de várias formas pelos sujeitos. Percebemos nesse texto pessoas que fizeram um movimento contrário ao voluntariado na Copa de futebol, e, entre os que foram voluntários, as justificativas mais frequentes eram o prazer pela atividade e a melhora do currículo. Entre os movimentos sociais influenciadores do processo de voluntariado em megaeventos, encontramos duas ações: O “Ano do Voluntário” instituído como uma ação da ONU e a Internacionalização do Ensino Superior no Brasil. Esses movimentos podem auxiliar a compreender porque as pessoas constroem relações de interesse e prazer com o voluntariado em megaeventos esportivos.

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