as dificuldades no processo docente generalizando na area de educacao fisica e muito frequente. os alunos nao consideram a educacao fisica como outras disciplinas eles pensam que e os jogos de lazer
o que voces pensam sobre isso
Comentários
Por
Ivonei da Silva Salazar
em 29 de Abril de 2015 às 15:45.
A educação física deve ter um respeito como todas as outras disciplinas acadêmicas merece com conteúdo das matérias, ação de ensinar dos professores são integrante do processo educativo, sendo importantes para a formação das gerações, e para os padrões de sociedade que buscamos. Orienta as tarefas do ensino para a formação da personalidade domínio do conteúdo e sua relação com a vida prática com capacidade de dividir a matéria em módulos ou unidades.
Por
Caroline Hosken Caldeira
em 15 de Janeiro de 2016 às 15:20.
Este é assunto de várias facetas: a educação Física está subordinada ao esporte. A desmotivação dos alunos se explica pelas aulas ministradas sempre com os mesmo 3 esportes (futebol basquetebol e voleibol). Infraestrutura, a Educação Física por motivo de se situar depende do esporte, fica restrita à quadra poliesportiva e a maioria das escolas não a possui. Matérial, as prefeituras municipais não se vêm responsabilizadas em comprar o material que ajuda a diversicar as aulas de Educação Física. Professores, somente trabalham nas aulas com sua própria criatividade e conhecimento possivelmente por medo do novo do desconhecido. Essas e várias outras premissas transformam a Educação Física monótona e desmotivante principalmente no ensino médio.
Por
Glauber Starling de Alencar
em 15 de Março de 2016 às 15:47.
Essa desmotivação por parte dos alunos é o reflexo de uma política, atual no Brasil, que pouco influencia e motiva os cidadãos à prática de atividades físicas. Muitas vezes obras como a construção de quadras poliesportivas, a manutenção em áreas de prática de esportes e investimentos com lazer, como parques municipais e praças públicas, são utilizados como marketing pra campanha eleitoral. Esses locais são usados para promover um candidato ou partido, sendo que não são elaborados projetos com acompanhamento profissional para esses locais, que ficam a mercer do tempo e utilizados por poucos, sendo pouco efetivos no aspecto motivacional. O ideal seria a criação de ambientes e projetos para incentivar a prática de atividades físicas variadas, com acompanhamento de profissionais da área, afim de aumentar o público participante e o reconhecimento da importância dessas práticas e do trabalho dos profissionais da Educação Física, e não a construção de locais restritos à prática dos esportes mais tradicionais como ocorre nos dias de hoje. Desta forma além de melhorar o reconhecimento dentro e fora das escolas, os jovens aprenderiam a importância de se manter uma vida ativa fisicamente.
Por
Fabiano Silva Vilete
em 22 de Abril de 2016 às 14:15.
A verdade é que as dificuldades começam a partir da falta de responsabilidade e motivação de grande parte dos profissionais da área, em exercer seu ofício com qualidade. Muitos utilizam como argumento a falta de infraestrutura das instituições públicas brasileiras e o desinteresse no conteúdo por parte dos alunos para justificar sua falta de dedicação e seu mau desempenho. E assim, em muitos casos, deixam de preparar e aplicar suas aulas, ficando a critério do aluno a decisão do que irá fazer naquele período. É claro que não podemos desconsiderar o fato de que as dificuldades existem. As condições no âmbito escolar em sua maioria realmente são precárias, e os equipamentos disponíveis são limitados. No entanto, cabe ao professor de educação física superar-se para realizar aulas diversificadas, que supram desde as necessidades teóricas até as práticas, deixando-as atraentes aos alunos, para que assim eles possam compreender a importância da presença dessa matéria na escola. Também deve-se cobrar uma melhor infraestrutura ao governo e ao comando de cada instituição, para que o trabalho possa ser exercido da forma que verdadeiramente deve ser. A tarefa não é fácil, entretanto, todos sabíamos disso antes de a escolher, por isso temos que honrar o caminho pelo qual decidimos seguir.
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 23 de Abril de 2016 às 09:58.
Marcelino,
"Um professor afeta a eternidade, ele nunca sabe em que ponto cessa sua influência". (Henry Brooks Adams)
O que alunos de pouca idade pensam parece-me seja ainda um aspecto cultural passado a eles por seus pais e a comunidade que os cerca. Isto é mundial. Por isso, ao se dirigir a um grupo, cabe ao professor identificar o que faz e o que precisa aquele grupo social. Até mesmo as diferenças entre os gêneros.
Toda e qualquer dificuldade, em princípio, deve ser analisada e o professor elencar as próprias possibilidades de contribuir par a uma boa Educação dos indivíduos sob a sua tutela. A seguir, o docente deverá eleger uma metodologia que contemple e satisfaça os desejos daquela população. É o que chamo de fase de "encantamento e atração".
Você e demais colegas, poderão se locupletar desde os primeiros artigos em www.procrie.com.br/
Finalmente, adoto o método: Aprender Brincando, Aprender Jogando.
Boas leituras.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.