PROGRAMAÇÃO

Abertura: Dia 14 de Novembro de 2012. (Quarta-feira)

Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti

Palestra: Gestão da carreira do profissional de Educação Física

Local:  Auditório Colégio Marista

Horário 18:00h: Recepção, credenciamento e entrega de kits aos participantes no Saguão.

19:00h: Abertura Solene

20:00h: Palestra de Abertura

               

 

OFICINAS (04 horas de duração)

 

01 – DANÇA DE SALÃO

 

Dias: 15/11 e 16/11 - Horário: 20:00h as 22:00h

Professor: Fabíola Schiebelbein Capri

Formada em Dança Clássica pelo Teatro Bolshoi – Núcleo Brasileiro. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Docente no curso de Educação Física na Faculdade Sant’Ana. Diretora do Studio de Dança Fabíola Capri.

CONTEÚDO: Passos de nível iniciantes II dos ritmos de SERTANEJO e estilo de dança ROCK SOLTINHO. Educativos, condução e resposta, relação com o par. Os participantes deverão fazer sua inscrição tendo em vista um parceiro para melhor aproveitamento do curso (cavalheiro e dama).

 

02- BADMINTON

Dias: 15/11 e 16/11 - Horário: 20:00h as 22:00h

Professor: André Luiz de Sousa Ferreira

Formado em Educação Física pela Universidade Estadual do Paraná- Campus de Paranavaí (UNESPAR/Fafipa). Ministrou diversos curso e oficinas sobre Badminton no estado do Paraná. Como árbitro atou nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

CONTEÚDO: Histórico, Característica do Jogo, Regras, Fundamentos (Clear ataque e defesa; Smash; Drop rápido e lento; Lob;Drive; Net Shots). Os participantes deverão estar com vestimenta apropriada para prática.

03 – Musculação

Dias: 15/11 e 16/11 - Horário: 20:00h as 22:00h

Professor: Jackson da Silva

Formado em Educação Física pela Universidade Estadual De Ponta Grossa. Mestrado em Fisiologia e Ergonomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Atualmente é Proprietário da Academia Feeling Ponta Grossa.

CONTEÚDO: Métodos de prescrição de trabalho de força avançados, análise de movimentos e funções; subtemas a serem trabalhados: Métodos de prescrição de trabalho de força; análise miográfica de movimentos e funções.

 

 

04 – Prescrição de exercício aeróbico.

Dias: 15/11 e 16/11 - Horário: 20:00h as 22:00h

Professor: Kleverton Krinski

Possui Mestrado e atualmente cursa Doutorado em Educação Física sob área de concentração em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Docente no Departamento de Educação Física da UFPR.

CONTEUDO: Diretrizes do Colégio Americano para a prescrição do exercício; Exercício físico Continuo VS Acumulado; Componentes de uma Sessão de Exercício; Limiar de Lactato; Limiar Anaeróbio; Testes de Campo para determinação do Vo2máx; Métodos de Treinamento Contínuo; Métodos de Treinamento Intervalado.

 

 

 CURSOS (08 horas de duração)

 

 

 

01- A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

 

Dia: 15/11 - Horário: 08:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h

Dia: 16/11 - Horário: 08:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h

 

Professor: Marcos Garcia Neira

Licenciado em Educação Física e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação com Pós-Doutorado em Educação Física e Currículo e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

CONTEÚDO:A Educação Física escolar frente aos desafios da contemporaneidade”. Considerando a nova função social da escola e as demandas da sociedade contemporânea, serão apresentadas e exemplificadas as propostas mais recentes para o ensino de Educação Física na escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (As transformações sociais e novas demandas escolares; Análise das propostas atuais da Educação Física; Orientações didáticas; Relatos de prática).

 

 

02- AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E SUPERVISÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA INDIVÍDUOS EM CONDIÇÕES ESPECIAIS DE SAÚDE

 

Dia: 15/11 - Horário: 08:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h

Professor: Neiva Leite

Graduada em Educação Física e Medicina, Especialista em Pediatria e Medicina Desportiva, Mestre em Reabilitação e Doutora em Pediatria. Professora adjunta no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR, Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Educação Física da UFPR (2006-2010) e atualmente é vice-coordenadora.

CONTEÚDO: Fisiologia da Gestação e prescrição de exercícios físicos; Cardiopatia isquêmica e fatores de risco cardiovasculares; Alterações ortopédicas crônicas (lombalgia, hérnia de disco, artrite, artrose, fibromialgia) 

 

 

03- EXERCÍCIO FÍSICO E CONTROLE CENTRAL DO METABOLISMO

Dia: 16/11 - Horário: 08:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h

Professor: Wilson Rinaldi

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação Física e Doutor em Ciências Biológicas, Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da UEM; Professor Orientador do Progrma da P´so-Graduação Associado UEM-UEL. Membro do Grupo de Pesquisa em Exercício Físico e Saúde. Participa do PET Saúde da UEM desde de 2009.

CONTEÚDO: Obesidade como origem de distúrbios metabólicos; Organização do Sistema Nervoso central no controle metabólico; Controle e informações metabólicas; exercício físico no controle metabólico.

 

04– PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E MONITORAMENTO DO TREINAMENTO AERÓBIO E ANAERÓBIO

 

Dia: 17/11  - Horário: 08:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h

 

Professor: Marcelo Papotti

Graduado em Educação Física, mestre em Ciências da Motricidade e doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo.               
 

CONTEÚDO:

Determinação da máxima fase estável de lactato; Determinação do limiar anaeróbio por meio de testes progressivos utilizando as concentrações sanguíneas de lactato; Determinação da capacidade aeróbia por meio do ponto de deflexão da frequência cardíaca; Uso da velocidade crítica na prescrição do treinamento; Protocolos de avaliação da capacidade e potência anaeróbia; Determinação da potência anaeróbia por meio do running anaeróbic sprint test (RAST)

 

05 – RECREAÇÃO: Jogando, Brincando e Dançando com Ludicidade e Criatividade

 

Dia: 17/11  - Horário: 08:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h

Professor: Valmor Papi

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Graduado em Educação física na Educação Básica, com concentração de estudos sobre o lúdico – UEL. Professor da Universidade Estadual de Londrina. Proprietário da Trupe do Pappi Recreação e Eventos.

CONTEÚDO: concepção de recreação e ludicidade, apoiada em propostas fundamentadas no desenvolvimento da criança a partir do movimento lúdico e recreativo de forma integrada aos aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais. A recreação desenvolve vínculos afetivos e sociais positivos, conhecer e dominar técnicas de jogos e brincadeiras permite ao professor contribuir para uma melhor qualidade de vida para com seus alunos. Trabalhos com valores como sensibilidade, senso ético, solidariedade, autruismo e humor, essenciais para o bem estar das pessoas e para humanização do trabalho do professor de Educação Física.

 

 

 

SESSÃO CIENTÍFICA

 

Dias: 15/11 e 16/11 - Horário: 18:00h as 19:40h

SESSÃO CIENTÍFICA Data final de entrega de trabalhos

04 de NOVEMBRO

 

* O ARTIGO contendo de 8 a 10 laudas, deve ser enviado para o endereço de e-mail: simposio21@gmail.com, com nome do autor e título do trabalho, no editor de texto Word 97 ou posterior até 04 de NOVEMBRO, digitado em fonte arial tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. O Artigo deve conter “Resumo, Abstract, Palavras - Chaves, Texto, Referências”.

 

* O TEMA-LIVRE contendo no máximo 250 palavras, deve ser enviado para o endereço de e-mail: simposio21@gmail.com , com nome do autor e título do trabalho, no editor de texto Word 97 ou posterior até 04 de NOVEMBRO, digitado em fonte arial tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.

 

* O título do trabalho deverá estar na 1a linha em letra maiúscula, centralizado e em negrito.

 

* O (s) nome (s) do (s) autor (es), sem a titulação acadêmica, deverá estar na 3a linha, alinhado à direita, seguindo a seqüência: nome, sobrenome, sem abreviações. Na linha seguinte mencionar a Instituição em que cada autor está vinculado.

* Na 6a linha, iniciar o resumo em parágrafo único.

* Em folha anexa, o autor deverá informar: nome completo, título do trabalho, endereço para correspondência, e-mail, recursos áudio - visuais necessários. Informamos que a carta de aceite ou recusa dos trabalhos serão enviadas por e-mail.

* À Comissão Científica poderá indicar artigos para a apresentação na forma de tema – livre.

* Independentemente do formato, cada participante poderá enviar no máximo 2 (dois) trabalhos como autor principal e 2 (dois) em co-autoria.

* Os trabalhos serão publicados na forma em que foram enviados, portanto, sendo obrigatória a correção gramatical, a qual é de inteira responsabilidade do (s) autor (es).

* Os trabalhos fora do padrão não serão submetidos para avaliação pela Comissão Científica.

* Para apresentar e ter seu resumo e/ou artigo publicado nos anais, o autor deverá estar inscrito no Simpósio até 04 de NOVEMBRO. Somente será emitido certificado ao co-autor inscrito no evento.

* Divulgação dos trabalhos aprovados: até 10 de NOVEMBRO, no site do evento e por e-mail.

* Os resumos aprovados e apresentados serão publicados em formato de CD, com ISSN.

* Os artigos aprovados e apresentados serão publicados em Coletânea com ISBN.

SESSÃO CIENTÍFICA

 

Dias: 15/11 e 16/11 - Horário: 18:00h as 19:40h

SESSÃO CIENTÍFICA Data final de entrega de trabalhos

04 de NOVEMBRO

 

* O ARTIGO contendo de 8 a 10 laudas, deve ser enviado para o endereço de e-mail: simposio21@gmail.com, com nome do autor e título do trabalho, no editor de texto Word 97 ou posterior até 04 de NOVEMBRO, digitado em fonte arial tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. O Artigo deve conter “Resumo, Abstract, Palavras - Chaves, Texto, Referências”.

 

* O TEMA-LIVRE contendo no máximo 250 palavras, deve ser enviado para o endereço de e-mail: simposio21@gmail.com , com nome do autor e título do trabalho, no editor de texto Word 97 ou posterior até 04 de NOVEMBRO, digitado em fonte arial tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.

 

* O título do trabalho deverá estar na 1a linha em letra maiúscula, centralizado e em negrito.

 

* O (s) nome (s) do (s) autor (es), sem a titulação acadêmica, deverá estar na 3a linha, alinhado à direita, seguindo a seqüência: nome, sobrenome, sem abreviações. Na linha seguinte mencionar a Instituição em que cada autor está vinculado.

* Na 6a linha, iniciar o resumo em parágrafo único.

* Em folha anexa, o autor deverá informar: nome completo, título do trabalho, endereço para correspondência, e-mail, recursos áudio - visuais necessários. Informamos que a carta de aceite ou recusa dos trabalhos serão enviadas por e-mail.

* À Comissão Científica poderá indicar artigos para a apresentação na forma de tema – livre.

* Independentemente do formato, cada participante poderá enviar no máximo 2 (dois) trabalhos como autor principal e 2 (dois) em co-autoria.

* Os trabalhos serão publicados na forma em que foram enviados, portanto, sendo obrigatória a correção gramatical, a qual é de inteira responsabilidade do (s) autor (es).

* Os trabalhos fora do padrão não serão submetidos para avaliação pela Comissão Científica.

* Para apresentar e ter seu resumo e/ou artigo publicado nos anais, o autor deverá estar inscrito no Simpósio até 04 de NOVEMBRO. Somente será emitido certificado ao co-autor inscrito no evento.

* Divulgação dos trabalhos aprovados: até 10 de NOVEMBRO, no site do evento e por e-mail.

* Os resumos aprovados e apresentados serão publicados em formato de CD, com ISSN.

* Os artigos aprovados e apresentados serão publicados em Coletânea com ISBN.

 

 

1 curso + abertura + 1 oficina + sessão científica (ouvinte)

R$ 60,00

1 curso + abertura + 1 oficina + sessão científica (apresentador)

R$ 85,00

2 cursos + abertura + 2 oficinas + sessão científica (ouvinte)

R$ 85,00

2 cursos + abertura + 2 oficinas + sessão científica (apresentador)

R$ 100,00

3 cursos + abertura + 2 oficinas + sessão científica (ouvinte)

R$ 100,00

3 cursos + abertura + 2 oficinas + sessão científica (apresentador)

R$ 100,00

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.